Os Contos dos Irmãos Grimm: a História por trás das histórias 1/2
Olá, leitores e leitoras!
Depois dessa demora absurda (eu sei, sou horrível, mas coalas enfrentam o fim do período letivo na faculdade muito mal, precisamos hibernar e tal, então procurem entender), estou de volta para dar continuidade à série sobre os Irmãos Grimm.
Hoje, veremos um pouco de sua história: de onde vieram? Quem foram? Por onde andaram? O Globo Repórter pode não responder, mas vou tentar satisfazer estas e outras questões aqui, no Blog Misfit!
Provavelmente, todos vocês conhecem, no mínimo, o nome dessa famosa dupla. É de conhecimento geral que eles foram dois irmãos, e que muitos dos contos de fada que conhecemos remontam ao seu trabalho. Quem sabe, vocês até saibam que eles foram grandes estudiosos da cultura e da língua alemã, além de poetas e escritores (afinal, não custa nada ler pelo menos o primeiro parágrafo da Wikipédia, então talvez vocês já o tenham feito).
Mas este é apenas um resumo de um resumo dessa história.
E que história longa! Nada parecida com os contos. Mas assim é a vida, cheia de voltas e reviravoltas.
E que história longa! Nada parecida com os contos. Mas assim é a vida, cheia de voltas e reviravoltas.
Para tornar esta uma história mais fácil de ler e entender, vou dividi-la. Este post será sobre o início: de onde vieram os Grimm, como cresceram e o que aconteceu com eles. Será o background, o prelúdio, a caracterização dos nossos personagens. Espero que gostem!
~~~
Muitos sabem que foram irmãos, mas a maioria não conhece o fato de que, na realidade, eram apenas o segundo e o terceiro filhos de um casal prolífico: Philipp e Dorothea Grimm tiveram 9 filhos (bem, 3 ou 4 morreram ainda bebês, inclusive o primogênito, mas isso era bem comum na época)!
Seu pai era jurista, e a família era bem conhecida na comunidade local, mas ainda assim, humilde. Mudaram-se para Steinau quando o pai foi nomeado magistrado da cidade. Os meninos recebiam educação em casa, e tinham grande admiração por seu pai.
Em 1796, no entanto, uma desgraça aconteceu: Philipp Grimm morreu, devido a uma forte pneumonia. A partir de então, apesar da pouca idade, Wilhelm (10) e principalmente Jacob (11) tiveram de assumir a responsabilidade pela família, cuidando da mãe e dos irmãos mais novos, e assim foi durante dois anos. Seu avô ajudou a sustentá-los, mas a vida não era fácil.
Então, uma tia generosa decidiu ajudá-los: enviou os dois meninos para Kassel (no então reino da Prússia), para que pudessem frequentar uma escola de prestígio e completar sua formação adequadamente.
Jacob se formou em 1803, e Wilhelm, em 1804, pois teve de parar de estudar por um ano devido a um problema de saúde. Deviam, então decidir o caminho a seguir. O caminho escolhido: a Universidade.
No entanto quero que entendam, caros leitores, que cursar o Ensino Superior não era algo comum à todos naqueles tempos. Tratava-se de um ambiente de elite, para poucos, e nenhuma universidade podia se comparar em tamanho com as de hoje em dia, mesmo as mais renomadas.
Os irmãos tentaram, então, entrar para a Universidade de Marburg, que à época devia ser lar de cerca de 200 mentes pensantes (eu falei que não se comparava...), e foi aí que sentiram, verdadeiramente, o peso do preconceito contra estudantes de extratos inferiores da sociedade: não foram aceitos, puramente devido à sua origem humilde.
Tiveram de entrar com um recurso e insistir muito para que, enfim, pudessem ingressar no estudo de Direito, muito provavelmente a exemplo de seu pai.
"Universidade Velha" de Marburg, prédio original (hoje o campus abrange diversos edifícios) |
A vida na Universidade não era nada fácil. Os irmãos sofriam preconceito, e eram ainda mais excluídos dos círculos de estudantes e pesquisadores devido ao custo de eventos, que não podiam pagar. Lembrem-se: eles ainda tinham a família em Steinau, a mãe e 3 irmãos mais novos, que precisavam de ajuda.
Nesse contexto de extrema dedicação aos estudos e esforços enormes para se manterem de pé, foi um de seus professores, Friedrich von Savigny, quem despertou neles um interesse em história e filologia (que é o estudo da linguagem em fontes históricas escritas). Foi a partir daí que o foco de seus estudos mudou, se voltando para a literatura germânica medieval (não era como hoje, que temos cursos estritos, sem possibilidade de intercâmbio fácil entre eles). Foi a intensidade e paixão pelos estudos que, de acordo com a autobiografia de Wilhelm, os salvou da depressão que os od dominava na época.
(à esquerda: Friedrich Karl von Savigny - gravura -; à direita: selo alemão homenageando-o.)
Como Jacob, sendo o filho homem mais velho vivo, ainda era o responsável financeiro pela família, em 1805 ele aceitou um cargo em Paris, como pesquisador assistente; depois teve de abandonar os estudos para poder trabalhar para o exército, e mais tarde foi trabalhar como bibliotecário de Bonaparte; até que, enfim, voltou para manter sua última profissão em Kassel, em 1808 (que rotatividade de empregos impressionantemente rápida, não?).
No mesmo ano, no entanto, sua mãe, Dorothea, veio a falecer. Jacob, então, ficou só e inteiramente responsável pelo pagamento dos estudos de seus irmãos (o quarto irmão começara a estudar num colégio), e também do tratamento de Wilhelm, que tinha a saúde fragilizada. Após curar-se, este último se juntou ao irmão mais velho em seu trabalho como bibliotecário.
Foi por volta desta época que os irmãos começaram a reunir contos.
Mas esta, será uma história para a próxima vez.
Espero que tenham gostado, leitores, deste resumo geral da origem dos Irmãos Grimm, e espero também que tenham sentido, tanto quanto eu senti ao pesquisar, como estes foram personagens obstinados e interessantes, dignos de sua própria história ser contada.
Vejo vocês da próxima vez, em que abordaremos o que os levou a reunir contos, o contexto histórico da época, como suas vidas se desenrolaram e, por fim, o fim.
Agradeço a paciência de vocês, tanto de lerem este texto, que sei que está um pouco cansativo, quanto por terem aguardado tanto para poderem lê-lo. Até a próxima! :)
>>>>>BÔNUS<<<<<
Para se situar!! De que lugares estaremos falando?
Todas as cidades germânicas mencionadas neste post localizavam-se no então "Grão-ducado de Hesse", que hoje é o estado alemão de Hesse ("Hessen", em alemão).
(esquerda: Mapa do reino da Prússia; direita: Alemanha atual)
Podemos ver claramente que territórios hoje alemães pertenciam antes à Prússia, e por isso, apesar de neste trecho da história os Irmãos Grimm quase não saírem de Hesse, considera-se que tenham saído de seu país.
Oi Sr. Koala, aguardando a continuação!
ResponderExcluirOlá, Rekari, sinto muito pela demora, mas enfim saiu a continuação. E agradeço pelo interesse! :)
Excluir