Manga Review #1: Tsumitsuki

Olá, leitores e leitoras!
Como sempre houve um hiato nas postagens... já nem vou arranjar mais desculpas. A verdade é que o blog acaba ficando em segundo plano... mas espero que não me odeiem por isso! Vou postar sempre que tiver algo legal a compartilhar com vocês.

Bem, direto ao assunto: hoje eu trago para vocês uma review de um mangá novo, o "Tsumitsuki - espírito da culpa". O autor é Kiyohara Hiro, autor de "Another", e trata-se de uma obra de terror lançada em 2008 no Japão, que chegou às bancas nacionais este ano, publicada pela editora JBC.  É em volume único, e contém 4 capítulos de história principal e 1 capítulo extra que nos revela um pouco do passado do personagem principal.



Tsumitsuki conta a história de criaturas sobrenaturais que se aproveitam da culpa e do remorso das pessoas para parasitá-las, devorá-las por dentro e assumir seus corpos, para que possam atacar outras pessoas fisicamente. Mas tem alguém no mundo com o poder de detectar essas criaturas e caçá-las.
Bem, vou começar pela minha ideia geral, para que aqueles que gostam de ler o veredicto sem julgamento possam ficar felizes: não vale a pena. Ok, agora, as minhas razões:

Apesar de a ideia ser boa, e prometer muito sucesso, não foi adequadamente desenvolvida; a maior parte é o típico terror japonês: muita história de fundo contada e quase nada de ação.
Não me entendam mal, seu fã do terror psicológico, acho o mais efetivo... quando feito da forma correta. Neste caso, foi simplesmente algo sem impacto, à exceção da primeira e última histórias, que são interligadas e criam um pouquinho de clima sinistro.

Chinatsu Takada, personagem que interliga
as histórias 1 e 4.

Deixar escrito na capa que a obra vem do mesmo artista de Another, destacando o fato, foi na minha opinião um tiro no pé. Subiu as expectativas, que não foram cumpridas. Kiyohara procurou fazer funcionar a mesma fórmula de sua história anterior, mantendo o clima mais leve para no final haver uma reviravolta. Mas essa reviravolta veio fraquinha, sem ser realmente uma surpresa, e manter o clima sem tensão durante confrontos sobrenaturais não é exatamente adequado.

Kuroe, o caçador de Tsumitsuki.


A arte é realmente bonita e delicada, o que em geral funcionaria como um contraste com o tema; mas o clima não foi bom o suficiente para realçar melhor este contraste, o que deixou as páginas mais sem impacto.

Primeira página de história do volume, colorida.


Não foi uma obra sem pontos positivos, no entanto: o enredo em si foi bem trabalhado, explicando bem do que se trata e inteirando o leitor, mesmo que disponha de poucos capítulos.

O trabalho da editora também teve pontos positivos e negativos: a arte da capa ficou incrível, passa um climão (que não bate com o interior, infelizmente) e está bem caprichada, além de o volume contar com 4 páginas coloridas no seu início. Mas dois erros de tradução logo no primeiro capítulo me desanimaram bastante ao ler.

Páginas de lista de capítulos: são mais resistentes, e criam um clima interessante com a ilustração sinistra.
























Veredicto final: no geral, foi uma história interessante de se ler, mas decepcionante devido à expectativa de um terror. O valor nas bancas é de R$13,90 e, apesar de ser um bom preço para um volume como este, excede o valor da obra em si.


Se discordarem da minha opinião, sintam-se à vontade para falar sobre isso nos comentários! Espero que tenham gostado ou, pelo menos, achado útil a review. :)

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animes de antigamente X Animes de hoje em dia

Sessão Pipoca #2: "Forrest Gump, o Contador de Histórias"